Conferência Global de Educação Domiciliar 2016 – um resumo

A professora Gabriela Costa (graduação em Letras e especialização em Linguística, ambas na UFRJ, e mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio) escreveu um resumo muito bom da segunda Conferência Global de Educação Domiciliar, que aconteceu nos dias 9-12 de março de 2016.

Veja algumas citações do artigo dela. Leia o artigo inteiro.

A primeira impressão que tive é que o mundo inteiro estava ali, e todos, sem exceção, de forma tão cativante comprometidos com a causa do homeschooling.

As palestras e workshops trataram das mais variadas matérias, desde a necessidade de organizações nacionais e estaduais, questões jurídicas, estudos de casos, o impacto das novas tecnologias na educação domiciliar, apresentação de vários métodos aplicados a públicos diferentes, incluindo alunos especiais tão didaticamente exposta pela pedagoga Glaucia Mizuki. Por mais díspares que possam parecer os assuntos, havia um ponto de conexão entre eles: o amor na aprendizagem. E, certamente, nessa tarefa, os pais são mestres e imprescindíveis, tendo em vista que não há em nenhuma esfera do mundo quem conheça e ame mais os filhos do que os seus próprios pais.

Esta primeira conferência no Brasil foi um marco, um divisor de águas para muitos, certamente o foi para mim. Eu diria, desafiador, e mais do que isso: não saímos de lá os mesmos.

Em questões de formação autônoma, os depoimentos de homeschoolers dos EUA, México, Canadá e Brasil não deixam dúvidas: a educação domiciliar é o melhor meio para desenvolver de forma única a autonomia do aluno, não mais na dialética ensino-aprendizagem, mas no “Learning How to Learn”,  que traduz muito bem o nosso lema.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s