Mamãe, posso fazer confeito hoje? Pode ser a minha aula de ciência?

Uma vantagem muito grande da educação domiciliar é a liberdade para viver a vida em família, sem ser escravo da agenda e dos horários de outras pessoas e instituições. Nossa família gosta muito de visitar museus, shoppings, ou fazer passeios e se hospedar em hotéis em baixa temporada, durante a semana. Quase não tem ninguém, e o preço é bem mais baixo.

A nossa rotina diária em casa também é bem tranquila. As crianças têm alguns deveres que normalmente fazem todos os dias, mas não seguimos uma agenda muito rígida com o tocar do sino para marcar os horários. Se minha filha estiver quase terminando de escrever uma poesia, nenhum sinal escolar vai, de repente, bater para interromper este ato criativo, obrigando-a a sair para uma outra sala e mudar imediatamente seu foco para tratar de algo completamente diferente.

Ontem nossa filha de 12 anos decidiu passar a manhã fazendo rock candy (confeito de açúcar feito num palito). “Mamãe, posso fazer confeito hoje? Pode ser a minha aula de ciência?” Ela pesquisou como fazer na internet. A primeira tentativa não funcionou muito bem. Falei com ela sobre soluções supersaturadas, e ela pesquisou um pouco mais sobre a ciência por trás da confecção deste confeito. Ela levou outra vez um dos xaropes ao forno e, seguindo a minha recomendação (errada), acrescentou muito açúcar… açúcar demais. Foi legal ver a solução se transformar em sólido quando o palito com açúcar foi introduzido. Na outra solução, ela acrescentou a proporção correta de açúcar.

Esta atividade não estava em nenhum currículo, unidade de estudos, ou livro-texto. Mesmo assim, minha filha desenvolveu a sua capacidade de pesquisa, cresceu no entendimento científico do processo de cristalização e soluções supersaturadas, aprendeu como lidar com uma experiência que não dá certo, e se divertiu muito.

E a família agora pode se deliciar com o confeito :)

Um comentário sobre “Mamãe, posso fazer confeito hoje? Pode ser a minha aula de ciência?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s