Fazendo escolhas que agradam a Deus – Educação Domiciliar

No site Educação Domiciliar o Pr. Alauli dá conselhos preciosos para pais que estão pesquisando sobre a educação em família. Ele encerra o artigo com a lista que segue. Leia o artigo na íntegra clicando no link abaixo.

Buscando o que é agradável a Deus na educação de nossos filhos

  1. Reúna tudo que a Bíblia afirma sobre educação de filhos: papel do pai e da mãe, conteúdo, método, princípios e motivo. Leituras que podem ajudar: Êx 20; Dt 6; Js 29; Jz 2.6-15; Pv 1-31 (um capítulo por dia. Tenha coragem!); Dn 1; Mt 19.14; Rm 11.36; 1Co 10.31; Ef 6.1-4; 1Tm 6.14-17.
  2. Ore, mas seja específico desta vez. Fala ao Senhor do seu desejo de agradá-lo na criação dos seus filhos. Peça a Ele que lhe dê sabedoria para tomar decisões, coragem e disposição para segui-lo e iluminação para aplicar os princípios da Palavra corretamente em sua vida e família.
  3. O que não provém de fé é pecado (Rm 14.23). Então, enquanto não tiver convencido, espere. Contudo, não confunda convencimento com aceitação. Muitas vezes estamos convencidos, mas não aceitamos. Ou como disse Packer: a Palavra de Deus não é difícil de entender, mas de engolir.
  4. Não seja precipitado. Não bata o martelo se você não calculou o preço, se não há concordância com seu cônjuge, etc.
  5. Só a Palavra deve dominar sua consciência. Há vários exemplos fantásticos neste site de famílias que educam em casa e, por aí, há milhares de outros que glorificaram a Deus matriculando seus filhos em escolas. Minha consciência, quando exposta aos princípios da Palavra de Deus, não me permitiu mais colocar meus filhos na escola, mas é a minha consciência. Não deixe que minha consciência (ou a de outra pessoa) escravize a sua. Volte aos pontos 1 e 2 até que a Palavra controle sua consciência.
  6. Busque conselhos. “na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11.14). Irmãos/amigos que sabem usar a Palavra e a temem são bons conselheiros. Cerque-se de pessoas assim.
  7. Dependa da graça. Precisamos dela para tudo. A eficácia de nossas ações depende da graça de Deus. Nós e nossos filhos somos carentes dela. Sem Cristo não podemos fazer coisa alguma.

Leia mais: Fazendo escolhas que agradam a Deus – Educação Domiciliar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s