Screen Shot 2016-04-06 at 8.53.28 PMUm recurso muito útil que usamos para aprender matemática é o IXL.com. O site oferece vários currículos de matemática conforme os padrões adotados por vários estados americanos e províncias canadenses.

O IXL não é a única ferramenta que usamos no ensino da matemática. Minha abordagem preferida incentiva a curiosidade que leva a criança a querer saber mais, e fazer mais matemática, porque acha fascinante descobrir algo da glória e da majestade de Deus no mundo dos números e equações. Para isso, biografias de matemáticos e sites como o Brilliant são muito úteis.

Porém, também queremos que os nossos filhos aprendam ou sejam expostos às coisas fundamentais da matemática. Para isso, usamos alguns livros e também o IXL.com. Em geral, as crianças são livres para escolher os assuntos que querem estudar no IXL (mas, às vezes —raramente— minha esposa exige que pratiquem um certo assunto que  estejam evitando por preguiça). O IXL.com registra todos os tópicos e todos os problemas solucionados, e envia um email informando os pais sobre quanto tempo cada criança passou no site,  quantas perguntas respondeu e quantos tópicos ou assuntos dominou. Isso é muito bom para mim, como pai, pois mesmo quando estou viajando posso acompanhar as crianças e ver o progresso delas.

Em certos momentos, o IXL.com manda um email para anunciar uma conquista especial. Veja o email na foto: Christiana (12 anos) já resolveu 14,000 problemas de matemática no IXL. Isso não inclui os problemas que ela já resolveu nos livros e cadernos.

Como diretor do meu homeschool, tenho certeza que, pelo menos nesta área, não está acontecendo nenhum abandono intelectual!