(Descubra Charlotte Mason) Introdução

Quem foi Charlotte Mason?

Charlotte Mason (1842-1923) foi uma educadora britânica que dedicou sua vida a melhorar a qualidade da educação infantil. Órfã aos dezesseis anos, ela se matriculou na Sociedade Doméstica e Colonial (Home and Colonial Society) para a formação de professores e ganhou um Certificado de Primeira Classe. Ela lecionou por mais de dez anos na Escola Davison em Worthing, Inglaterra. Durante esse tempo, ela começou a desenvolver a sua visão de uma “educação liberal para todos”. As crianças inglesas dos anos 1800 eram educadas de acordo com a classe social; os mais pobres aprendiam um ofício, e artes e literatura eram reservadas para a classe mais rica. Por “liberal”, Charlotte tinha em vista um currículo generoso e amplo para todas as crianças, independentemente da classe social.

Charlotte rapidamente foi convidada para lecionar e palestrar na Faculdade de Treinamento de Professores Bispo Otter (Bishop Otter Teacher Training College) em Chicester, Inglaterra, onde ficou por mais de cinco anos. Suas experiências ali a convenceram de que os pais seriam muito ajudados se entendessem alguns princípios básicos sobre a educação infantil. Então, Charlotte deu uma série de palestras, que foram posteriormente publicadas sob o título Educação Doméstica (Home Education) e amplamente recebidas. A partir disso, foi formada a União Educacional de Pais (Parents’ Educational Union), que se expandiu rapidamente. Para manter o contato entre os membros da UEP, foi lançada uma revista, a “Revisão dos Pais” (Parents’ Review).

Charlotte estava com quase cinquenta anos quando se mudou para Ambleside, Inglaterra, em 1891, e formou a Casa da Educação (House of Education), uma escola de formação para governantas e outras pessoas que trabalhavam com crianças pequenas. Em 1892, a União Educacional de Pais acrescentou a palavra “Nacional” ao seu título, e uma Escola Revisão dos Pais (Parents’ Review School) foi formada (mais tarde conhecida como Escola União de Pais  – Parents’ Union School), na qual as crianças eram ensinadas de acordo com a filosofia educacional e os métodos da senhora Mason.

Os anos seguintes foram acompanhados de mais coleções de escritos de Charlotte, que acabaram sendo publicados sob os títulos Pais e Filhos (Parents and Children), Educação Escolar (School Education), Nós Mesmos (Ourselves), Formação do Caráter (Formation of Character), e Uma Filosofia da Educação (A Philosophy of Education). Mais e mais escolas adotaram sua filosofia e métodos, e Ambleside tornou-se uma faculdade de formação de professores para suprir a necessidade de todas as Escolas União de Pais que estavam surgindo. Charlotte passou seus últimos anos supervisionando essa rede de escolas dedicadas a “uma educação liberal para todos”.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

3 comentários sobre “(Descubra Charlotte Mason) Introdução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s