O método Charlotte Mason é baseado na crença firme de Charlotte que a criança é uma pessoa e devemos educar a pessoa inteira, e não apenas sua mente. Assim, a educação proposta por Charlotte Mason tem tripla abordagem: em suas palavras, “A educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida”.

 

Uma Atmosfera, Uma Disciplina, Uma Vida

Por “atmosfera”, Charlotte se referia ao ambiente em que a criança cresce. Uma criança absorve muito de seu ambiente doméstico. Charlotte acreditava que as ideias que regem a vida dos pais compõem um terço da educação do filho.

Por “disciplina”, Charlotte se referia a disciplina de bons hábitos — e, especificamente, aos hábitos de caráter. Cultivar bons hábitos na vida do filho compõe outro terço de sua educação.

O outro terço da educação, “vida”, aplica-se às questões acadêmicas. Charlotte acreditava que devemos dar às crianças pensamentos e ideias vivas, não apenas fatos secos. Então, todos os seus métodos para ensinar as várias disciplinas escolares são construídos em torno deste conceito.

 

Métodos Vivos

Os alunos de Charlotte, por exemplo, usavam livros vivos em vez de livros secos. Livros vivos geralmente são escritos em forma de narrativa ou de história, por um autor que é apaixonado pelo seu tema. Um livro vivo faz o assunto “ganhar vida”.

E os alunos eram obrigados a dizer algo em retorno, ou narrar, em suas próprias palavras o que foi lido no livro vivo, a fim de mantê-lo em suas mentes. Eles não tinham múltiplas escolhas ou a opção de deixar a história cair no vazio; invés disso, praticavam usar linguagem rica enquanto apontavam as ideias que haviam colhido da leitura e quaisquer conexões mentais que haviam feito entre a leitura e outras ideias já residentes em suas mentes e corações em crescimento.

Ela ensinou caligrafia e ortografia usando trechos de grandes livros que comunicavam grandes ideias em vez de usar apenas uma lista de palavras.

Ela incentivou passar tempo ao ar livre, interagindo com a criação de Deus em primeira mão e aprender os caminhos vivos da natureza.

Ela apresentou o trabalho de grandes artistas e compositores a seus alunos e deixou que passassem tempo com cada um, a fim de conhecerem suas obras pessoalmente.

Ela dispôs diante de seus alunos um banquete de ideias a partir de uma ampla variedade de fontes — de Shakespeare ao tricô, à Bíblia, ao vagar pelo campo, e do riacho à álgebra, ao canto, aos outros idiomas. E entrelaçado a tudo isso, ela enfatizou os hábitos da atenção total, do melhor esforço, da aprendizagem pela causa da aprendizagem.

Tudo planejado para ajudar a criança a crescer; pois aprendemos para crescer.

Não é de admirar que muitos homeschoolers adotaram sua filosofia e métodos na medida em que procuram educar a criança toda!

Dê uma olhada nesta tabela para ver a variedade de assuntos incluídos em uma educação Charlotte Mason, juntamente com os métodos que ela usava para ensinar cada um.

Assunto Método
Princípios básicos para todas as disciplinas lições curtas; hábitos de atenção e execução perfeita; ordem variada de temas
História livros vivos; narração; livro dos séculos
Geografia Livros vivos; narração; trabalho de mapeamento
Bíblia leitura audível; narração (discussão para crianças mais velhas); memorização e recitação regular
Matemática tarefas com manipulação; um firme entendimento do porquê
Ciência estudo da natureza; livros vivos; narração
Outros idiomas ouvir e falar, e então, ler e escrever
Escrita exercício de cópia para caligrafia; narração oral e escrita para redação
Soletração construção de palavras; exercício de cópia; ditado preparado
Gramática não é estudada de maneira formal até os dez anos
Artes estudo de imagens para apreciação da arte; instrução em artes; artesanato
Música estudo de música para apreciação musical; instruções instrumentais; canto
Literatura livros vivos; narração
Poesia leitura audível e frequente deleite; memorizar e recitar ocasionalmente (incluindo Shakespeare)

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa