(Descubra Charlotte Mason) Uma Vida

Fatos vs. Ideias

Lembro-me de estar sentada em meio ao nosso grupo de discussão sobre educação domiciliar pelo método Charlotte Mason, explicando como um livro vivo fornece ideias aos nossos filhos, e não apenas fatos. Uma querida senhora virou intrigada, olhando em minha direção, e perguntou: “O que você quer dizer com ‘ideias’?”

Essa pergunta me fez dar uma pausa. É fácil pensar em “ideias” como “o oposto de fatos” ou “qualquer coisa que torne a história viva”. Mas, quando você começa a se aprofundar, como você define “ideia”, no sentido em que Charlotte Mason usava essa palavra?

Bem, esta semana tive um momento “ah-há” que me ajudou a obter uma melhor compreensão sobre este assunto: “fatos vs. Ideias”, que é tão fundamental no método Charlotte Mason.

 

Um exemplo de Fatos vs. Ideias

Vamos pegar um personagem bíblico que a maioria de nós já conhece a fim de ilustrar a diferença. Vamos olhar para José.

Em um resumo comum dos fatos da vida de José podemos ler algo assim:

José, o décimo primeiro filho e o favorito de Jacó, foi vendido como escravo por seus irmãos e levado para o Egito. Porque ele interpretou corretamente os sonhos do Faraó, foi nomeado o segundo no comando de toda aquela terra. Sua boa gestão dos recursos resultou na sobrevivência do Egito durante uma fome de sete anos e, finalmente, na salvação de toda a sua família da fome.

Se lermos a história de José, contada como uma narrativa em Gênesis 37-50, vamos obter os fatos, sim; mas também podemos obter a partir dela todos os tipos de ideias, como estas:

* relações interfamiliares e rivalidade entre irmãos; como esta rivalidade pode ser inflamada por palavras e ações,

* diligência e lealdade nas responsabilidades atribuídas,

* às vezes boas escolhas provocam situações dolorosas,

* Deus está no controle,

* as circunstâncias podem mudar em um único momento,

* as pessoas vão decepcioná-lo,

* perdão,

* gestão de recursos na fartura e na fome,

* dar glória a Deus diante das autoridades; coragem.

 

Você provavelmente pode pensar em várias outras ideias que eu não listei aqui.

 

Percebe a diferença? Fatos são apenas coisas que aconteceram com outra pessoa. O relato factual deixa os aspectos da experiência emocional e humana fora da equação. Mas, as ideias são experiências e emoções humanas comuns que podemos relacionar a algo e das quais podemos aprender.

Com base nesse pequeno exercício, aqui está uma tentativa de definir “ideias” de acordo com o que Charlotte Mason tinha em mente:

Uma ideia viva é um pensamento ou sugestão quanto a um possível curso de ação; uma impressão mental que ajuda a moldar os processos de pensamento e as práticas de uma pessoa.

 

Não limite as Ideas

Essa rápida comparação resumiu a diferença em termos tão simples que eu pude envolver minha mente em torno dela. E então, como muitas vezes acontece, essa descoberta levou à outra.

De repente, ocorreu-me porque Charlotte muitas vezes alertava seus leitores contra a moralização de uma história. Quando tentamos moralizar, limitamos o nível de absorção para apenas uma ideia. Por exemplo, eu vi recentemente um livro sobre a história de Noé, e o subtítulo era “Uma lição de obediência.” Bem, sim, podemos encontrar na história de Noé a ideia de obediência, mas também há tantas outras ideias incluídas naqueles capítulos! Por que limitar a apenas uma?

Charlotte nos incentivou a partilhar a história com os nossos filhos e permitir que o Espírito Santo imprima neles qualquer ideia que seja necessária no momento certo. Bons livros vivos transbordam de ideias vivas. Quanto mais ideias forem apresentadas, mais ideias estarão disponíveis para moldar os pensamentos e as vidas de nossos filhos.

Então, da próxima vez que você estiver lendo um livro e tentando decidir se ele é bom, olhe para essas ideias. São as ideias sobre as experiências e emoções comuns que farão o livro “viver” para o seu filho.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s