6 razões porque eu amo o Método Charlotte Mason (Motivo 1)

 

Pelas próximas semanas, quero compartilhar com vocês seis razões porque eu amo o Método Charlotte Mason. Para alguns de vocês, essas razões podem ser novas; para outros, elas podem ser simples lembretes. Mas, para todos, não importa em que lugar você esteja em sua jornada, eu quero dizer: “Confie em mim, estas razões ficarão cada vez mais doces com o passar dos anos!”

 

Motivo 1: A Boa Literatura é Poderosa

Eu sempre amei bons livros. Então, quando ouvi que o Método Charlotte Mason usava boa literatura em vez de manuais didáticos, fiquei intrigada. Quanto mais eu pensava nisso, mais eu percebia que era dos livros vivos, da literatura, das histórias de vida das pessoas que eu mais me lembrava e que mais tinham me afetado como pessoa.

Por exemplo, eu aprendi todos os tipos de lições de vida e adquiri muitas ideias dos livros “Little House”. Extraí ideias sobre diligência e família e economia e até mesmo boas maneiras a partir de experiências de Laura Ingalls nesses livros, e essas ideias tornaram-se parte de mim, e ajudaram a moldar quem sou como pessoa.

E, então, percebi que quando estava lendo o manual didático da escola e me deparei com informações sobre os pioneiros, eu imediatamente relacionei as informações às ideias que já existiam na minha mente por causa da leitura sobre a vida de Laura. Hoje, eu não me lembro da maior parte do que li nos manuais didáticos (ainda que eu tenha obtido excelentes notas, sinais de que eu “conhecia” o material). Mas, eu me lembro muito bem do que li nos livros vivos.

Uma vez tendo percebido que a literatura — os livros vivos — teve o efeito mais poderoso sobre mim, eu desejei explorar esse poder para educar os meus filhos — o poder da boa literatura.

Olhando para trás, posso dizer que os livros vivos não somente fixaram o conteúdo aprendido na mente dos meus filhos, como também preencheram muitas lacunas na minha própria educação. Quando comecei a educar meus filhos em casa, eu não sabia quase nada sobre história ou geografia. Agora, depois de ler bons livros vivos com os meus filhos ao longo dos anos, acho que posso entrar em discussões interessantes com fãs de história e saber exatamente sobre o que estão falando!

Livros vivos são uma poderosa ferramenta educacional. A boa literatura fixa a aprendizagem, não importa quantos anos você tenha!

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Um comentário sobre “6 razões porque eu amo o Método Charlotte Mason (Motivo 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s