Motivo 3: A abordagem é equilibrada e ampla 

 

Não muito longe da minha casa há um belo parque chamado de Jardins da Videira. Hoje, nós fomos lá para caminhar e desfrutar da primavera no jardim: as brilhantes azaleias rosas e as delicadas azaleias brancas disputavam nossa atenção; o conjunto de frescas írises amarelas se destacando ao longo da margem do lago; o intenso carmesim, o pêssego suave, e as rosas puramente brancas liberando sua amável fragrância na brisa; os delicados lírios do vale escondidos entre as altas árvores; as contínuas e alegre flores roxas olhando daqui e dali entre os vinhedos espalhados.

Foi um passeio maravilhoso.

Os jardineiros trabalham duro para fornecer uma ampla variedade de belas plantas em uma apresentação equilibrada. Suponho que eles teriam poupado muito trabalho fazendo todo o jardim com apenas um tipo de planta, mas não seria tão agradável ver apenas írises ou apenas azaleias. Parte do prazer de passear pelo jardim está em descobrir de novas belezas e novas formas ao longo do caminho.

Eles também poderiam ter poupado trabalho ao plantar cada espécie de flor em conjunto, organizando-as em uma série de linhas eficientes e rígidas. Mas, tal apresentação dificilmente seria agradável também. O equilíbrio entre as áreas cultivadas e áreas livres, entre as cores e a grama, e até mesmo entre os trechos de sombra e de sol contribui para a beleza do jardim.

O Método Charlotte Mason é como aquele belo jardim: contém uma ampla variedade de assuntos e uma abordagem bem equilibrada.

 

Variedade e Equilíbrio

 

As crianças (e eu) são capazes de desfrutar de muitos assuntos diferentes: estudo da natureza, história, caligrafia, apreciação da arte, matemática, artesanato, canto, Shakespeare, ciência, geografia, poesia, apreciação musical, Bíblia, formação de hábitos, língua estrangeira, ortografia e muito mais. É como um variado buquê de belas flores!

Com esta ampla abordagem, cada criança tem algo para se dedicar durante a semana. Há algo atrativo para cada um de nossos filhos. Além disso, eles são capazes de conversar com muitas pessoas diferentes em uma variedade de tópicos —sinal de uma pessoa bem-educada.

A ampla variedade é maravilhosa; as crianças recebem uma deliciosa combinação de conteúdo acadêmico, artes e experiências de vida. Mas, o que é ainda melhor é que a variedade é apresentada de maneira equilibrada. Os assuntos são dosados ao longo da semana, fazendo de cada dia uma oportunidade para descobrir nova beleza e novas formas ao longo do caminho.

As manhãs são preenchidas com uma vasta gama de estudos intencionais e bem pensados que servem um banquete de ideias por meio de bons livros vivos e de coisas ao nosso redor; e finalizamos ao meio-dia, sem dever de casa, para que as crianças tenham as tardes livres para explorar, brincar, buscar seus interesses pessoais e ir a fundo em suas atividades de lazer.

É um maravilhoso equilíbrio de oportunidades direcionadas por nós e conduzidas pelas crianças! Um delicioso equilíbrio entre as áreas cultivadas e as áreas de crescimento livre, de trechos de sombra e de sol.

Uma ampla variedade e um belo equilíbrio são características bem-vindas — tanto em um jardim como em uma abordagem de educação domiciliar. Charlotte Mason provê este frescor tão necessário!

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa