Motivo 5: Bons hábitos facilitam o caminho 

 

É incrível o quanto nosso dia a dia é moldado por nossos hábitos: quando nos levantamos, como nos preparamos, que roupas colocamos, como preparamos nossos filhos, como cuidamos dos animais de estimação, onde nos sentamos à mesa, como falamos com os nossos cônjuges, quão atentamente escutamos nossos filhos.

Bons hábitos são servos maravilhosos. Maus hábitos são mestres tirânicos.

Charlotte Mason compreendeu o poder dos hábitos na vida de uma pessoa, e encorajou os pais a fazer da formação de hábitos uma parte da educação da criança como pessoa. Ela acreditava que os bons hábitos que incutimos na vida de nossos filhos compõem um terço da sua educação. E seus métodos de ensino foram projetados para reforçar estes bons hábitos. Esta fusão brilhante de escola domiciliar e vida domiciliar é mais uma razão pela qual eu amo o Método Charlotte Mason.

 

Hábitos Reforçados Em seu Dia Escolar

Aqui está apenas uma amostra de seus métodos e os hábitos que eles ajudam a cultivar na vida dos alunos.

* Livros interessantes — livros vivos que aquecem as emoções e incendeiam a imaginação tornam muito mais fácil para a criança prestar máxima atenção e recordar a lição depois.

* Única Leitura — Charlotte insistia em uma única leitura do livro durante uma lição, porque ela conhecia a natureza humana. Todos nós temos a tendência de evitar o esforço mental se sabemos que teremos uma segunda (ou terceira) chance de obter a informação. Por outro lado, se sabemos que só teremos uma oportunidade, devotamos toda a nossa atenção ao assunto, reforçando, assim, o hábito da atenção total.

* Exigência de Narração — quando um aluno sabe que vai ser obrigado a narrar o que leu ou ouviu, ele força a si mesmo e presta mais atenção do que se nada fosse exigido dele.

* Olhar Atentamente — o estudo da natureza e o estudo de imagens são duas grandes formas de incentivar o hábito da observação. Ambos apresentam oportunidades para que o aluno olhe atenta e cuidadosamente, e também se certifique de que o que ele está observando é digno de sua atenção.

* Lições Curtas — Parar antes que a criança perca a atenção reforça o hábito de “prestar atenção à toda a lição”. Quanto mais ele presta atenção à toda a lição, mais essa mentalidade se tornará um hábito. Então, poderemos gradualmente aumentar o comprimento aula, quando esse hábito estiver estabelecido.

* Pequenas Quantidades de Trabalho Manual — seja caligrafia ou artesanato, a ênfase está na qualidade e não na quantidade. Atribuir uma pequena quantidade e esperar o melhor trabalho do aluno estabelece e reforça o hábito que Charlotte chamava de execução perfeita.

* Variedade de Assuntos — cobrir uma variedade de assuntos diferentes, que usam diferentes partes do cérebro e do corpo, é um dos princípios chave de como Charlotte organizava o trabalho escolar diário de seus alunos. Às vezes uma mudança é tão boa quanto uma pausa, e esta variedade faz com que seja mais fácil continuar a prestar a máxima atenção.

 

Você observou como o método de Charlotte foca na atenção total e no melhor esforço (perfeita execução)? Você pode ter muita coisa feita em um curto espaço de tempo se você dedica sua total atenção e seu melhor esforço. Será que o seu ensino domiciliar seria diferente se seus filhos tivessem apenas esses dois hábitos?

Hábitos são poderosos, e o Método Charlotte Mason nos ajuda a incutir em nossos filhos os bons hábitos que tornarão nossos dias mais fáceis tranquilos.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa