Motivo 6: Ele promove um amor permanente pela aprendizagem

 

Algumas das minhas amigas vão se casar no verão. Como eu testemunhei o crescimento de seus relacionamentos com seus futuros cônjuges, eu ficaria tristemente surpresa se alguma delas dissesse: “Ok, agora eu sei o número de telefone do meu noivo, sua comida e cor favorita, sua altura, seu peso e a data do seu aniversário. Ufa! Estou tão feliz que isso tenha acabado e agora posso parar de aprender sobre ele!”

Não! Esperamos que aqueles que estão em um relacionamento continuem aprendendo cada vez mais sobre o outro ao longo dos anos. E que esta aprendizagem não seja um trabalho; seja um prazer, por causa da natureza íntima do relacionamento.

A visão de Charlotte Mason da educação tinha tudo a ver com relacionamentos. Seu desejo era ver os alunos a partir de sua íntima relação com Deus, com as outras pessoas — tanto no passado quanto no presente —, e com a criação de Deus ao seu redor.

Estamos perdendo o ponto principal da educação quando removemos esse aspecto relacional. Quando a ênfase é sobre fatos e avaliações pontuadas é compreensível que os alunos comecem a se concentrar em metas artificiais. Conheço muitas pessoas que tiveram uma educação de estilo tradicional, com manuais didáticos, e mal podiam esperar pela graduação, porque, então, poderiam parar de aprender. Para mim isso é triste. Eles estão perdendo a alegria de uma vida de descobertas e relacionamentos mais profundos.

 

A Alegria da Aprendizagem

Uma das principais razões de ter escolhido o Método Charlotte Mason para o nosso homeschool é porque eu queria que meus filhos  amassem aprender pelo resto de suas vidas. Eu queria que eles conhecessem a alegria da aprendizagem.

É uma alegria aprender por meio de maravilhosos livros vivos.

É uma alegria ter tempo para maravilhar-se com a criação de Deus ao seu redor.

É uma alegria ser incentivado a se concentrar no aspecto relacional das pessoas na história — que ideias governavam suas vidas e como essas ideias os afetaram e àqueles ao redor deles.

É uma alegria participar de um banquete de temas e ideias e aprender como desfrutar desse banquete por si mesmo.

Os anos escolares são apenas o começo. Temos o privilégio de apresentar a nossos filhos uma ampla gama de ideias; incentivá-los em suas relações íntimas com essas ideias; e observar a aprendizagem contínua que ocorre como resultado natural — aprender é um deleite, por causa da natureza íntima deste relacionamento.

Que vida rica estará reservada para os nossos filhos se mantivermos vivo neles o amor pela aprendizagem com o Método Charlotte Mason!

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa