(Pré-escola com Charlotte Mason) Por Onde Começar

Pam equilibrava seu filho Timmy, de nove meses, em seu quadril enquanto conversávamos. Ao mesmo tempo, Tommy, de três anos, me observava por detrás do carrinho do irmão. Aquela convenção sobre educação domiciliar em particular tinha oferecido muitas oportunidades para encorajar os jovens pais.

Olhando para mim com sinceridade, Pam fez a mesma pergunta que eu já havia escutado inúmeras vezes durante aquele verão: “O que eu deveria estar fazendo agora, durante os anos pré-escolares para preparar meus filhos para a educação domiciliar?” Normalmente, quando os pais fazem essa pergunta, eles estão esperando conselhos sobre conteúdos acadêmicos. Flashcards (cartões didáticos com letras ou palavras e imagens), vídeos instrutivos e lições de leitura parecem primordiais em suas mentes.

Lembro-me bem desses anos em que eu, Sonya, tinha apenas uma filha de dois anos e outra de quatro para me fazer companhia ao longo do dia, e eu me perguntava: “O que eu deveria estar fazendo com elas? Será que eu deveria estar ensinando-as a ler? Será que eu deveria ter um conjunto de flashcards e ensinar o básico sobre adição?”

Pode ser um pouco assustador enfrentar a educação em casa pela primeira vez, sem ter ideia do que esperar! “Esses primeiros anos lançam o fundamento”, é o que nos dizem frequentemente. Sim, é verdade. Mas as prioridades que Charlotte Mason tinha e eu incentivei Pam a adotar, muitas vezes soam um pouco diferente (bem, provavelmente mais do que “um pouco”), porque este “fundamento” não enfatiza o que normalmente as pessoas assumem que irá enfatizar.

Em vez de pressões acadêmicas ou sociais, Charlotte Mason incentivava as mães a dar aos seus pequeninos um total de seis anos de desenvolvimento de bons hábitos, familiarização com a natureza, exploração do mundo por meio dos cinco sentidos, crescimento em suas vidas espirituais e brincadeiras ao ar livre. Com isso em mente, aqui estão as nossas sugestões para os primeiros anos.

  1. Concentre-se nos fundamentos.

 

Se você se concentrar apenas sobre nisto, você estará fazendo um excelente trabalho.

* Hábitos

“Formar em seus filhos hábitos corretos de pensamento e comportamento é o principal dever de um pai” (Vol. 2, p. 228).

Moldar e formar o caráter de seus filhos com bons hábitos é a sua primeira prioridade. Se o dia está tão cheio que não te sobra tempo para parar e lidar com os maus hábitos, então, ele está muito lotado.

Os três principais hábitos que Charlotte recomendava aos pais que forjassem em seus filhos eram o hábito da atenção, da obediência e da veracidade. Estabelecer esses hábitos durante os anos pré-escolares fará os anos seguintes serem mais suaves e mais fáceis.

 

* Brincadeira ao ar livre

Dê a seus filhos tempo de sobra para brincar livremente e explorar a natureza. Deixe que eles trabalhem os músculos, gastem um pouco de energia. Deixe que corram, gritem, escalem, fiquem sujos, e se tornem próximos e íntimos das maravilhas da criação de Deus no mundo ao seu redor. Se ficarem curiosos sobre o nome de uma determinada flor, árvore, ou inseto, dê-lhes essa informação; caso contrário, apenas deixe-os brincar.

 

*Dê-lhes grandes ideias, leia em voz alta e, principalmente, leia a Bíblia

 “Creio que alimentar uma criança diariamente com amor, justiça, e ideias nobres seja o próximo dever de um pai.” (Vol. 2, p. 228).

Alimente a mente de seus filhos com ideias boas e corretas todos os dias. Lembre-se que uma criança absorve muito do ambiente ao seu redor. Portanto, certifique-se de que tudo o que você dá a eles é saudável e nutritivo, incluindo a atmosfera em que eles crescem. Alimente suas mentes com o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, excelente, virtuoso, digno de louvor.

Leia em voz alta para seus filhos diariamente. Lembre-se que você está cultivando seus gostos por meio dos livros que você seleciona, por isso não se contente com histórias abobalhadas que pressupõem que seus filhos não conseguem entender frases bem elaboradas. Dê a eles uma história boa, interessante, com grandes ilustrações.

E enquanto você está lendo, certifique-se de ler em voz alta o livro dos livros: a Bíblia. Os anos pré-escolares são um grande momento para tornar seus filhos familiarizados com a Bíblia.

  1. Inclua enriquecimento e beleza

Enriquecer é envolver seus filhos com oportunidades de interagir com ideias belas, boas, amáveis e nobres que irão nutrir seu espírito. Enriquecer a atmosfera de seu filhos fará com que se sintam familiarizados com esses aspectos da educação Charlotte Mason quando começarem o “trabalho escolar”.

 

* Artesanato e Habilidades Vitais

Crianças gostam de sentir que estão contribuindo com algo de valor para a vida familiar. As crianças pequenas, especialmente, estão ansiosas para usar suas mãos para criar e ajudar com as tarefas domésticas. Portanto, use estes anos para ensinar gentilmente a maneira certa de fazer as tarefas em torno da casa e estabelecer um senso de satisfação por um trabalho bem feito. Alguns artesanatos e habilidades vitais que parecem se encaixar bem para crianças mais jovens estão listados abaixo.

Artesanato: crochê, pintura a dedo, jardinagem, costura mão, carimbar, esculpir, tricô, pintura da aquarela, tecelagem

Habilidades vitais: limpar a mesa, sovar massas, dobrar toalhas, arrumar a mesa, separar a roupa, varrer o chão, descarregar as compras do mercado, descarregar a máquina de lavar louça, limpando pias e balcões.

 

* Arte

Exiba grandes pinturas de grandes artistas, uma de cada vez. Mencione o nome do artista e, juntos, identifiquem itens de interesse em cada pintura. Uma pintura semanal ou quinzenalmente promove um ritmo agradável que permite tempo aos seus filhos para que possam pensar sobre o que  viram e conversaram.

 

* Música

Coloque as obras de grandes compositores para tocarem em segundo plano durante as refeições ou no carro ou durante as sonecas. Mencione o nome do compositor para que as crianças fiquem familiarizadas com a música e a relacionem a esse compositor.

 

*Poesia

Leia poesia em voz alta para seus filhos pré-escolares pelo menos uma vez por semana.

 

  1. Introduza gentilmente os conteúdos acadêmicos na medida em que seus filhos estiverem prontos

 

Conteúdos acadêmicos não são sua prioridade durante os anos pré-escolares. Incutir bons hábitos e alimentar o coração de seus filhos com ideias boas, amáveis e nobres são as suas principais prioridades.

Lembre-se que as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes. Alguns estarão prontos para aprender o alfabeto e os números em uma idade precoce; alguns não. Por favor, não permita que a pressão externa ou interna apresse seus pequeninos. Seus filhos vão aprender rapidamente quando estiverem prontos. Não pressione.

Se o seu filho mostrar interesse em letras ou números, é melhor introduzir os conceitos listados abaixo gentilmente, um pouco de cada vez, por meio de atividades lúdicas informais. Lições estruturadas não precisam começar até que a criança tenha seis anos de idade.

 

 

* Leitura

Esta série de posts sobre o ensino da leitura (será traduzido futuramente) irá orientá-lo através dos seguintes passos:

  1. Aprenda o nome das letras e os sons que elas fazem.
  2. Pratique identificar o som inicial de várias palavras.
  3. Junte letras para criar palavras curtas.
  4. Aprenda mais palavras e leia frases através de lições de leitura curtas (não mais do que 10-15 minutos).

 

*Escrita

Você deve começar com os grandes músculos, acrescentando papel e lápis somente depois que a criança estiver confortável com as habilidades dos pequenos músculos.

  1. Aprenda os principais traçados e as letras que podem ser feitas a partir destes traçados. Trace as letras com o dedo na areia, arroz, ou no ar; comece com letras maiúsculas, em seguida, aprenda as letras minúsculas.
  2. Escreva as letras em tamanho grande com um pincel atômico em um quadro de parede ou quadro branco.
  3. Uma vez que a criança estiver confortável com as habilidades dos músculos pequenos e possa ler algumas palavras, então ela pode começar a sentir o lápis no papel e escrever com linhas tracejadas. Tenha cuidado para não ir para esta etapa muito cedo ou pressionar seu filho a escrever antes que ele esteja pronto. Certifique-se de que ele pode ler as palavras que você está pedindo-lhe para copiar; caso contrário, será apenas um exercício de desenho.

 

* Matemática

As crianças costumam começar memorizando os nomes dos números, em seguida, avançam para a compreensão dos conceitos de contagem e agrupamento. Permita que seus filhos tenham tempo de sobra a cada passo, e lembre-se de manter a aprendizagem informal através de atividades diárias divertidas.

  1. Decore os números; decore as formas geométricas simples
  2. Faça correspondência entre o número falado e a imagem do número; identifique formas geométricas no ambiente ao redor da criança.
  3. Comece a fazer pequenas somas com objetos em situações da vida cotidiana.

Tenha também em mente que se você está ensinando filhos mais velhos pelo método Charlotte Mason, seus pequeninos podem ouvir e aprender junto com eles em muitas destas áreas. Eles podem facilmente participar quando você estiver fazendo estudo de pintura, estudo de música, e estudo da natureza. Convide-os a participar, mas não os obrigue. Basta dispor o banquete diante deles e deixá-los participar como desejarem.

 

 

Nota: este texto foi uma compilação de quatro textos publicados no site Simple Charlotte Mason, você pode acessar cada um por meio dos links abaixo.

https://simplycharlottemason.com/blog/the-early-years/

https://simplycharlottemason.com/blog/the-early-years-2/

https://simplycharlottemason.com/planning/preschool-guide/

https://simplycharlottemason.com/events-speaking/the-early-years-homeschooling-your-preschooler/

 

Traduzido por Arielle Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s