(Pré-escola com Charlotte Mason) Vida ao ar livre

“Neste momento de extraordinária pressão educacional e social, talvez o principal dever de uma mãe para com seus filhos seja garantir-lhes um tempo de crescimento tranquilo, seis anos completos de vida passivamente receptiva, gastando a maior parte do tempo acordado fora de casa, respirando ar fresco” (Vol. 1, p. 43).

Você percebeu? Mesmo nos dias de Charlotte Mason, há cem anos, as mães já se sentiam pressionadas a empurrar seus filhos pré-escolares na direção de atividades acadêmicas e sociais. Mas, Charlotte defendia uma abordagem oposta, que ainda detém benefícios para você hoje.

Dê-lhes um tempo de crescimento tranquilo, gasto, em sua maior parte, fora de casa.

Aqui estão algumas atividades que Charlotte recomendava para aquelas horas fora de casa com as crianças.

 

  • Refeições

Faça suas refeições fora sempre que possível, mesmo que você prepare o almoço na cozinha e leve os pratos para um lençol no quintal. Comer fora é agradável e bom para seus filhos.

 

  • Brincadeira livre em um lugar aberto

Crianças pequenas precisam de muito tempo para brincadeiras desestruturadas. Quanto mais elas dependerem dos adultos para dizer-lhes do que brincar e como brincar, menos iniciativa elas irão desenvolver. Dê a seus filhos tempo de sobra para correr e brincar em lugares abertos. Se você não tem um quintal que sirva para este fim, vá a um parque ou campo nas proximidades.

 

  • Passeios turísticos

Charlotte usou o termo “passeios turísticos” para designar a exploração das diferentes áreas nas imediações da criança. Desafie seus filhos a explorarem uma determinada área, respeitando a propriedade de outras pessoas, e virem relatar a você tudo o que descobriram. É uma ótima maneira de praticar os hábitos de observação e veracidade.

 

  • Pintando imagens

De vez em quando, chame a atenção de seus filhos para uma bela cena ao ar livre que todos podem ver juntos. Encoraje-os a observarem até que possam fechar os olhos e lembrarem-se dos detalhes. Se qualquer parte ainda não estiver clara, deixe que eles abram os olhos e observem novamente até que a imagem esteja pintada na galeria de arte em sua mente. Quando eles estiverem prontos, estimule-os a descrever a imagem para você em detalhes sem olhar para a cena original.

 

  • Jogos como pular corda, pique-pega, o mestre mandou, escalada

Ensine a seus filhos as velhas brincadeiras que as crianças têm brincado por séculos. Encoraje-os, a princípio, a escalarem pequenas alturas para ganharem confiança (a deles e a sua!) e aprenderem suas limitações por meio de um pequeno perigo. Em outras palavras, deixe que usem aquela energia ilimitada ao ar livre!

 

  • “Lições” em língua estrangeira

Se seus filhos estão aprendendo uma segunda língua, você vai encontrar muitas oportunidades naturais fora de casa para ensinar novas palavras. Nomeie alguns objetos em vista. Dê-lhes os nomes das atividades que estão fazendo ao ar livre. Estas “lições” não precisam ser longas ou formais. Simplesmente tire proveito do tempo ao ar livre para ampliar o vocabulário de seus filhos nesta segunda língua.

 

  • Conhecimento pessoal da natureza

Use as horas fora de casa para nutrir em seus filhos um amor pela natureza. “Um amor pela natureza  ̶  implantada tão cedo que posteriormente vai parecer ter nascido neles  ̶  irá enriquecer as suas vidas com interesses puros, ocupações envolventes, saúde e bom humor” (Vol. 1, p. 71).

Portanto, leve seus filhos para fora de casa e desfrute de algum tempo de crescimento relaxante ao ar livre. Você e seus filhos serão gratos por sua atitude.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s