(Pré-escola com Charlotte Mason) Livros e Histórias

 

Meus filhos sempre amaram bons livros. Lembro-me quando meus dois primeiros estavam na fase pré-escolar, nós tínhamos dois momentos de leitura reservados todos os dias. Eles vinham correndo para o sofá com os braços cheios com seus livros escolhidos, e nós líamos. . . e líamos . . . e líamos. Rapidamente tive que começar a definir o cronometro para vinte minutos, para que eu não perdesse a voz.

(A propósito, uma pilha de livros é uma grande oportunidade para introduzir o conceito de “ordem alfabética”. Ao invés de discutirem sobre qual livro deve ser lido primeiro, eu os ajudava a organizar a pilha em ordem alfabética, de acordo com o título, em seguida, acertava o cronômetro e lia tanto quanto conseguíamos até que o alarme disparasse.)

Hoje em dia, somos inundados com todos os tipos de livros infantis nas bibliotecas, na livraria local, na Internet, por meio de clubes, e até expostos em catálogos em nossas caixas de correio. Algumas pessoas consideram que qualquer livro seja bom, contanto que a criança aprenda a gostar de ler. Mas Charlotte Mason se posicionou contra essa filosofia. Seus padrões de livros infantis — mesmo os pré-escolares — eram altos.

Aqui estão alguns dos pensamentos de Charlotte sobre a escolha de livros e histórias para os anos pré-escolares.

 

  • Certifique-se de selecionar bons livros, não bobalhões*.

“Eles devem crescer cercados do melhor. Nunca deve haver um período em suas vidas em que eles sejam autorizados a ler ou ouvir tolices* ou leituras facilitadas  ̶  paráfrases simplificadas” (Vol. 2, p. 263). Bons livros apresentam ideias nobres, justas, e amáveis em bela linguagem. Linguagem abobalhada* inferioriza a criança e assume que ela não consegue entender muita coisa.

 

  • Você pode precisar solicitar que nenhum livro seja dado para seu filho como presente.

Embora Charlotte não tenha tido seus próprios filhos, ela compreendeu a situação embaraçosa que ocorre em muitas famílias quando os parentes dão livros infantis que não cumprem as normas dos pais. Se você enfrenta esta luta, “Talvez, para algumas famílias, um informativo impresso esclarecendo que livros para as crianças não serão bem-vindos como presentes, pode ajudar bastante.” (Vol. 2, p. 263).

 

  • Tente selecionar livros que alimentem a imaginação de seu filho.

“As crianças devem ter a alegria de viver em terras distantes, em outras pessoas, em outros tempos — uma agradável dupla existência; e eles irão encontrar a maior parte deste deleite nos livros”. (Vol. 1, p. 153)

 

  • Prepare um repertório de boas histórias para contar.

Charlotte também encorajava os pais a preparar cerca de uma dúzia de “lindas histórias lindamente contadas” (Vol. 5, p. 216). Contação de histórias tem muitas vantagens, e uma não menos importante é que o pai se torna aquele que alimenta diretamente a mente de seu filho. Ao ler um livro, o pai é simplesmente o intermediário entre as ideias do autor e da criança. Contar uma história, sem um livro na mão, permite-lhe olhar nos olhos de seu filho e observar seu deleite enquanto a história se desenrola. Isso proporciona preciosos momentos que brevemente serão deixados para trás e, no entanto, podem permanecer como memórias de infância e tradições familiares.

 

Nunca é cedo ou tarde demais para começar a construir o seu repertório de belas histórias bonitas e sua biblioteca familiar de “bons livros, livros consideráveis e bem escritos” (The Story of Charlotte Mason, p. 5).

 

* No original Twaddle: é uma palavra muito importante nos textos de Charlotte Mason e diz respeito à linguagem infantilizada, medíocre e bobalhona utilizada em vários livros infantis, que não enriquece o vocabulário da criança e menospreza sua capacidade intelectual.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

 

Um comentário sobre “(Pré-escola com Charlotte Mason) Livros e Histórias

  1. Olá, é realmente um deleite encontrar todos esses textos da Charlotte M. Traduzidos aqui. Parabéns pela iniciativa! Gostaria de saber se vcs têm algumas sugestões de livros vivos para crianças em idade pré-escolar. Dedé já agradeço 😄

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s