Certamente um dos maiores desafios que uma mãe homeschooler enfrenta é tentar ensinar com os pequenos aos seus pés. Você pode ter estabelecido os melhores planos do mundo, mas esses planos talvez não se tornem realidade se você desconsiderar seus filhos pré-escolares. Eles podem ser uma grande distração tanto para você quanto para as outras crianças que estão tentando se concentrar em seus estudos!

Não me interprete mal: crianças pré-escolares são uma grande bênção! Elas apenas acrescentam uma outra dimensão ao seu planejamento. Aqui estão cinco grandes ideias, compiladas a partir de sugestões de outras mães que fazem homeschooling com filhos pré-escolares envolvidos:

 

  1. Faça lições curtas!

 

Este é um componente-chave do método de Charlotte Mason, e, especialmente crucial quando se está ensinando com um ou dois pequeninos por perto.

 

  1. Atribua “intervalos com o bebê”.

 

Faça com que as crianças mais velhas se revezem interagindo com os pequenos. Eles podem ler livros juntos, montar quebra-cabeças, assistir vídeos educativos da biblioteca, ou brincar com algum item da “escola” deles (veja o próximo item).

 

  1. Elabore itens especiais de “escola”.

 

Separe algumas atividades especiais que só serão permitidas durante o período escolar (por exemplo: massinha, lápis de cor, livros de atividade baratos, blocos de construção, arroz com copos de medição, papel, folha de alumínio para fazer formas geométricas, itens para classificar, pequenas argolas para colocar em barbante, letras magnéticas, ou outras coisas especiais com as quais não irão brincar em outros momentos). Uma loja de utensílios próxima de sua casa será um ótimo lugar para encontrar itens para esses momentos. Coloque estes brinquedos em caixas especiais e abra-as apenas durante o tempo da escola como um brinde especial. Não dê todos os brinquedos de uma só vez, mas entregue-os um por um. E estabeleça a regra de que a criança deve colocar todos os itens de volta na caixa antes de trocar por uma nova atividade. Se a criança perder o interesse por uma das caixas, deixe-a de lado por alguns meses e, em seguida, coloque-a novamente em circulação.

 

  1. Faça uma piscina de bolinhas.

 

Compre uma piscininha de plástico e encha com bolas coloridas. Este brinquedo pode ser usado dentro ou fora de casa, e você pode colocar debaixo da cama ao fim do dia.

 

  1. Inclua-os sempre que possível.

 

Até mesmo os pequenos podem se sentar em estudo de hinos ou durante o devocional. Se seu filho de três anos quer fazer exercícios de matemática enquanto seu irmão mais velho está fazendo, dê a ele alguns objetos simples para contar e deixe que ele faça “exercícios de matemática”.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa