(Método Charlotte Mason versus Outras Abordagens) Unschooling ou Desescolarização

 

Hoje, estamos terminando uma série sobre como o método de Charlotte Mason difere de outras abordagens de homeschool das quais você pode ter ouvido falar. Já discutimos como Charlotte Mason é diferente de uma abordagem tradicional, de estudos por unidade e da abordagem clássica. Agora vamos dar uma olhada no unschooling (desescolarização).

Quando falamos sobre unschooling, estamos nos referindo a uma abordagem espontânea que é principalmente dirigida pelas crianças. Normalmente não há um currículo definido. O pai e a criança estudam o que interessa à criança no momento. Eles tentam tirar proveito das oportunidades de aprendizagem à medida que surgem.

 

Respeitando a Criança

Tanto o unschooling quanto Charlotte Mason procuram respeitar a criança como uma pessoa. O unschooling mostra este respeito dando preferência aos interesses da criança e incentivando a sua individualidade para direcionar seus estudos.

Charlotte Mason respeita a individualidade da criança também. De fato, um dos princípios fundamentais da abordagem de Charlotte Mason é que a criança é uma pessoa única e deve ser tratada como tal. Muitos dos métodos usados em uma educação estilo Charlotte Mason mostram respeito pelo indivíduo.

Por exemplo, o caderno da natureza é de posse exclusiva da criança; ela coloca nele tudo o que ela mesma observa. Narrações, também, respeitam a criança como uma pessoa. O pai ouve atentamente enquanto o estudante diz o que absorveu, misturado com sua própria opinião e qualquer relação que ele tenha formado com as ideias.

O método de Charlotte Mason dispõe um banquete de ideias diante da criança e a encoraja a formar suas próprias relações pessoais com as ideias.

 

Quem Escolhe o Menu?

Se educar é dispor um banquete, como Charlotte descreveu, o unschooling permite que a criança defina o menu. Ela deve escolher quais alimentos serão preparados. E é aí que Charlotte Mason e o unschooling diferem.

Charlotte acreditava no planejamento do professor e na preparação do banquete. Ela explicou que os professores devem apresentar o banquete de ideias vivas em uma ordem cuidadosamente planejada. “A leitura deles deve ser cuidadosamente ordenada; em sua maior parte, na seqüência histórica” (Vol. 6, p.341).

Sim, as crianças são livres para tirar do banquete o que elas estão prontas para obter naquele momento. Elas são encorajadas a formar suas próprias relações pessoais com as ideias que são apresentadas, mas as ideias são apresentadas de forma bem-pensada, ordenada.

Os estudos não são aleatórios, dirigidos pelos interesses da criança. Na verdade, Charlotte especificou que em suas escolas “Não há seleção de estudos, ou de passagens ou de episódios, com base no interesse. O melhor livro disponível é escolhido e lido talvez ao longo de dois ou três anos” (Vol. 6, p.7). E, “Não são dadas lições dispersas sobre assuntos interessantes; o conhecimento que as crianças recebem é consecutivo” (Vol. 6, p.7).

 

Interesses Individuais

Será que Charlotte Mason não deixa espaço para a aprendizagem individual ou a busca de interesses? Não! Isso é o que as tardes livres preveem. No método de Charlotte Mason, as aulas são concluídas pela manhã, deixando as tardes livres para os alunos perseguirem interesses individuais.

 

Esperamos que esta série sobre como o método de Charlotte Mason difere de outras abordagens de homeschool tenha sido útil enquanto você pondera vários currículos, métodos e cronogramas. Obviamente, nós preferimos o método de Charlotte Mason, mas queremos encorajá-lo a usar o que se encaixa para sua família neste momento da vida. Pense por meio das três perguntas fundamentais, em seguida, prepare uma educação que irá funcionar melhor para você e seus filhos.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s