O Que É

  • Baseada no senso de autoridade
  • Liberdade sob autoridade

O Que Não É

  • Liberdade sem autoridade

 

Um quintal cercado pode ser algo maravilhoso quando temos filhos pequenos. Pergunte a qualquer mãe que tenha passado um dia quente de verão correndo atrás de seu cão terrier aventureiro e de seu filhinho exaustivamente ativo. Cercas são boas.

Como pais, nossa “cerca” de autoridade deve estar em seu lugar, se quisermos ser capazes de desfrutar da Inatividade Controlada. Charlotte Mason disse: “O senso de autoridade é o sine quâ non [essencial] da relação parental, e não garanto que sem isso nossas atividades ou nossa inatividade produzirão grandes resultados”.

Inatividade Controlada não é uma solução rápida que resolve todos os nossos problemas de disciplina. É um privilégio desfrutado porque já abordamos questões disciplinares. Devemos estabelecer os limites que protegerão e nutrirão os filhos que Deus nos deu.

Não é nossa opção negligenciar ou ignorar esses limites, porque nós mesmos estamos sob a autoridade de Deus. Devemos obedecer Sua autoridade assim como nossos filhos devem obedecer a nossa. Charlotte enfatizou: “Este elemento poderoso é a espinha dorsal da nossa posição”.

Sem essa cerca, nós nos relegamos a uma vida de perseguição, persuasão, suborno e troca. E relegamos nossos filhos a uma vida de suposições, mais suposições, pressão e conivência.

Quando nossos filhos perceberem que não é uma questão de “mamãe está fazendo o que quer”, mas sim de “mamãe não pode romper o limite, porque ela tem que obedecer a Deus”, eles vão aprender o que significa ser livre.

Como Charlotte explicou: “Eles estão livres sob autoridade, que é verdadeira liberdade; ser livre sem autoridade é licenciosidade”. Eles são livres para correr e explorar dentro dos limites seguros da nossa cerca. Mas, eles não são livres para derrubar a cerca e correr soltos.

Uma vez que essa questão esteja resolvida, eles não terão que gastar todo o seu tempo choramingando e tentando manipular a mamãe a derrubar a cerca. Sob a autoridade de Deus, a mamãe não está autorizada a permitir que seu filho desobedeça. Ela está em uma missão dada por Deus e deve cumprir seu dever. A autoridade da mamãe e do papai não é negociável.

Portanto, se você estiver no estágio de construção de cercas para os pequeninos, marque claramente os limites, sabendo que você está operando sob a autoridade de Deus. Seja fiel para estabelecer agora a sua autoridade, dada por Deus.

E se seus pequenos já são mais velhos e estão questionando sua autoridade, tenha ânimo. Não é tarde demais para reparar essa cerca. Peça a Deus as ferramentas certas e trabalhe com vontade.

Cercas são boas.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa