(Formação de Hábitos) Os Pais Fazem o Esforço da Decisão

 

Como discutimos no texto anterior, em muitos aspectos seu trabalho de cultivar bons hábitos em seu filho é como cultivá-los em sua própria vida. A maioria dos princípios e etapas práticas são semelhantes.

Mas há também algumas diferenças entre estabelecer os trilhos na vida de seu filho e estabelecê-los para si mesmo. Ao cultivar bons hábitos na vida de seu filho, você faz um pouco do trabalho para ele.

Há um grande esforço envolvido na tomada de novas decisões. Você provavelmente já experimentou isso, ao tentar dirigir sozinho por uma grande cidade. Essa é a razão por que gostamos de depender do GPS, com seus mapas e rotas, nos dizendo para onde ir e o que fazer. O estresse aumenta a cada escolha desconhecida que precisamos fazer.

O mesmo acontece com novos hábitos. Pode exigir muito esforço de sua parte pensar sobre qual hábito você precisa trabalhar, o que ele vai transformar em sua vida, se você precisa dividi-lo em pequenos processos mais fáceis de gerenciar ao longo do caminho, quando você começará a formá-lo, o que você fará para praticá-lo com frequência, e o que você pode usar como motivador ou gatilho.

Assim, um dos papéis dos pais ao trabalhar bons hábitos em uma criança é remover esse esforço de decisão. O pai toma a maioria das decisões pela criança. O pai escolhe qual hábito trabalhar, quando e como. Desta forma, a criança faz o mínimo de esforço consciente.

“Uma das grandes funções do educador é assegurar que os atos sejam tão regularmente, propositadamente e metodicamente semeados que a criança colherá os hábitos de uma boa vida, de pensamento e comportamento, com o mínimo de esforço consciente” (Vol. 2 , Página 124).

Que hábito você está pensando em trabalhar pelos próximos dois meses? Se você está se concentrando em um hábito que deseja incutir em sua própria vida ou em um hábito que deseja cultivar na vida do seu filho, você terá que assumir o esforço de tomar as decisões iniciais.

Uma vez que as decisões iniciais tenham sido tomadas, você só precisará tomar mais uma decisão: realizá-las. Repita o novo hábito tantas vezes quanto possível.

 

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Um comentário sobre “(Formação de Hábitos) Os Pais Fazem o Esforço da Decisão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s