Um segredo para facilitar a educação domiciliar 

img_1396Muitas pessoas acham que a educação domiciliar é muito trabalhosa. E é. Investir amor e ter o compromisso de cultivar e criar os nossos filhos no temor do Senhor, encorajando-os a desenvolver todos os seus talentos e viver toda sua vida para a glória do Criador, é algo que exige toda nossa atenção, tempo, e outros recursos. Mas, eu vou contar um segredo. A educação domiciliar se torna cada vez mais fácil ao longo dos anos.

Em primeiro lugar, as crianças crescem e, na medida em que conseguem ler e entender textos, elas vão se tornando muito mais autodidatas. Os pais não precisam planejar cada minuto do dia de estudo, escolhendo quais informações vão colocar naquelas pequenas cabeças. Antes, os filhos, cada vez mais, aprendem a se deleitar no mundo que Deus criou, a ter uma santa e saudável curiosidade para descobrir sobre as criaturas e o funcionamento deste mundo, e a pesquisar para obter repostas às suas indagações.

Há ainda um outro fator que ajuda bastante na educação domiciliar. Ao longo dos anos, se Deus conceder, a família irá crescer. Ordinariamente, havendo saúde e havendo uma atitude bíblica com respeito a família (Salmo 127, Salmo 128), mais filhos vão nascer.

Muitas vezes, até Cristãos olham para uma família grande com olhos arregalados, perguntando aos pais: “Como vocês conseguem?!” Eles erroneamente pressupõem que, se ter um filho significa ter muito trabalho, ter seis filhos significa ter seis vezes mais trabalho. Isso não é verdade. Ter mais filhos, definitivamente, significa ter menos trabalho. Os filhos maiores ajudam muito: com as tarefas da casa, com os bebês e as crianças pequenas, e até com a educação dos seus irmãos.

Hoje, depois de uma pausa de algumas semanas, voltamos à nossa agenda de instrução um pouco mais “formal”.  Natasha, minha esposa, começou o momento de instrução com todos os filhos (Elysa, 16; Christiana, 13; Baruch, 10; Asher, 6; e Amara, 3). Oraram, cantaram Salmos, recitaram alguns textos bíblicos e algumas partes do Catecismo de Heidelberg que estão decorando. Depois, Christiana se dedicou ao seu livro de caligrafia. Baruch foi fazer sua aula de matemática no IXL.com (todas as crianças têm de completar pelo menos um tópico por dia). E Elysa ficou lendo um livro para as duas crianças menores.

Mesmo com cinco filhos estudando ou ensinando (o sexto, nosso filho maior, está no exterior estudando em uma faculdade de educação clássica), a mãe pôde ficar livre para fazer várias outras coisas.

Resumindo, a educação em família é muito trabalhosa, mas, com o tempo e com o crescimento da família, ela fica cada vez mais fácil.

Um comentário sobre “Um segredo para facilitar a educação domiciliar 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s