pai-caminho

Todas as coisas que temos discutido ao longo das últimas semanas sobre a formação de hábitos – fazer o esforço de decisão, destacar o gatilho, e ajustar as consequências – são formas de ajudar a estimular a Volição de seu filho.

A formação de hábitos próprios depende de uma forte Volição que pode fazer as escolhas certas, mesmo quando isso é difícil. Você tem que decidir qual hábito, quando e como, quais gatilhos irão funcionar, e, em seguida, optar por responder a eles com a ação desejada todas as vezes. Essas são todas decisões da Volição. Estimular-se a fazer o que você sabe que deve fazer é uma tarefa árdua.

A maioria das crianças não são fortes o suficiente para assumir tais escolhas difíceis com êxito. Eles se utilizam do “eu quero” e têm Volições fracas. Assim, os pais precisam assumir muitas das responsabilidades da formação de hábitos, a fim de ajudar a criança. O objetivo é que a criança forme bons hábitos e, ao longo do percurso, fortaleça a sua Volição para que possa, finalmente, escolher o certo por si mesma. Imagine que vantagem seria atingir a idade adulta com uma Volição forte – uma volição poderosa o suficiente para escolher o certo, mesmo quando isso é difícil!

Mas há uma outra maneira pela qual você pode estimular a Volição de seu filho. Como adulto, você não costuma ter alguém ao lado para animá-lo em sua formação de hábitos, alguém que estimule seus esforços, e o encoraje a continuar e a fazer as escolhas certas. Formar hábitos, como um adulto, é muitas vezes um trabalho solitário.

Formar hábitos em uma criança é uma oportunidade de construir um sistema estimulador. Você pode ser esse estímulo e incentivo para o seu filho. Ele vai achar mais fácil obter sucesso, porque você estará bem ali ao seu lado, compadecendo-se de seus esforços, desafiando-o a ser o melhor possível, e animando-o.

Isso é uma grande dádiva! E suas contribuições para a vida dele não param no presente; você também está estabelecendo uma dádiva que será dada continuamente a ele no futuro.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa