Os bons hábitos que você planta na vida de seu filho são um donativo. Há uma certa diferença entre um donativo e um investimento.

A formação de hábitos próprios é um investimento com um grande retorno. Um investimento é algo que você costuma fazer por si mesmo; você aplica um capital.

Um donativo é como uma herança; alguém fornece o capital. Isso é o que você está dando ao seu filho na medida em que contribui para a sua “conta de hábito”.

Pense nos hábitos de atenção, obediência, bondade, observação, veracidade e diligência como contribuições que você está fazendo para a vida dele. Quanto mais bons hábitos você ajudar a depositar no futuro dele, mais fácil a vida dele se tornará.

Esses hábitos – pelos quais ele não trabalhou duro – lhe trarão benefícios pelo resto da vida. De fato, ele pode não perceber o significado desse donativo enquanto é jovem; ele pode não apreciar o verdadeiro valor do donativo até mais tarde na vida. Mas, você sabe que tesouro maravilhoso está construindo para o futuro dele.

E, como um bônus adicional, você também vai começar a colher os dividendos de dias mais tranquilos e fáceis em sua casa na medida em que cada novo hábito for depositado e garantido na vida dele.

Como disse Charlotte,

“A mãe que se esforça para dotar seus filhos de bons hábitos assegura para si dias tranquilos e fáceis” (Vol. 1, p.136).

Bons hábitos são uma mercadoria valiosa. Dê ao seu filho o benefício de um grande donativo deles.

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa