Por que a Educação Domiciliar? A questão mais importante

Você ouviu falar do homeschooling, ou como falamos em português, a educação domiciliar. Você quer começar com seus próprios filhos. Uma das perguntas frequentes que recebemos na EDucaR é: Quero saber: Como faço? Por onde começar. Quais livros comprar? Como montar uma rotina?

Mas pare um momento. Antes de saber o “quê” e o “como”, recomendo investir tempo em refletir sobre a pergunta mais importante: por quê?

A Bíblia nos ensina que os pais têm a responsabilidade de ensinar e criar seus filhos no temor do Senhor. Se levamos esta tarefa à sério, não podemos nos contentar com um pouco de oração e algumas leituras bíblicas de vez em quando. Muito pelo contrário. Criar nossos filhos no temor do Senhor é um trabalho 24-7. Em Deuteronômio 6, a partir do versículo 6, Moisés declara ao povo de Deus a seguinte ordenança divina:

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”

Deus é o único Deus. Só a Ele devemos adoração. Como é que adoramos a Deus? Não por meio de uma obediência legalista, fazendo as coisas certas com uma cara feia. Não, adoramos a Deus em amá-Lo de todo o coração, alma, e força. E como é que podemos amar a Deus? Jesus nos dá a resposta: “Quem me ama, guarda os meus mandamentos”. Quem ama a Deus, se deleita em andar nos Seus caminhos, conforme a Sua vontade. Isto é verdadeira vida.

Pela palavra de Deus, conhecemos a Deus. Como Paulo escreve aos Efésios no cap. 4, na medida que crescemos no conhecimento de Deus, crescemos no amor e união com Cristo.

Aqui em Dt. 6, Moisés dá um aviso aos pais: se queremos instruir nossos filhos nos caminhos do Senhor, precisamos em primeiro lugar abraçar de coração a revelação de Deus. Quer dizer, se queremos criar nossos filhos no amor de Cristo, precisamos ter este amor em nossos corações.

Pais que tem o amor de Deus derramado em seus corações, tem uma responsabilidade seriíssima. Deus nos dá a missão de inculcar a palavra de Deus em nossos filhos. Não dá para fazer isto com alguns minutos devocionais por dia. Toda a vida, em todo momento, em todo lugar, estamos educando os nossos filhos. Ou não.

Muitos pais crentes enviam seus filhos, com a mais tenra idade, para serem instruídos por outras pessoas. Quando entregamos os nossos filhos nas mãos de ímpios, que ficam com nossos filhos durante as melhoras horas do dia, é muito difícil cumprir fielmente a tarefa que Deus nos dá aqui em Dt. 6.

Em Hebreus 13, lemos uma exortação para os líderes e autoridades. Toda autoridade vai ter que prestar contas pelas almas sobre as quais eles estão velando. Você, pai, Você, mãe, prestará contas a Deus pela educação do seu filho.

Aqui temos o cerne da questão. Eu vou prestar contas a Deus pela educação dos meus filhos. Quando meus filhos receberam o sinal e selo da aliança, eu jurei diante de Deus que eu vou criá-los no temor do Senhor, nos moldes de Dt. 6. Como fazer isto? Para muitos pais, a educação domiciliar fica como a melhor solução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s