principioQuando fiz aulas de piano, meu professor começou com alguns pontos básicos, fundamentais: manter os dedos curvados; sentar-se ereto no banco com ambos os pés no chão; prestar atenção ao que toca. Não importava em que peça eu estivesse trabalhando – desde Row, Row, Row Your Boat até a Sonata Patética de Beethoven -, aqueles princípios permaneciam constantes. Se eu negligenciasse aqueles princípios fundamentais, minha execução sofreria o dano. Sem eles eu nunca alcançaria o grau de sucesso que eu desejava.

O mesmo é verdadeiro em uma educação pelo método de Charlotte Mason. Três princípios são fundamentais. Não importa quais disciplinas escolares você esteja ensinando, você deve certificar-se de manter esses três princípios no lugar. Eles devem ser uma constante na medida em que você fornece a seu filho um currículo generoso.

 

1. Lições Curtas

Um componente chave de uma lição estilo Charlotte Mason é que ela é curta. Mas há uma razão por trás do seu comprimento: aulas curtas e interessantes constroem o hábito da atenção. Quanto mais frequentemente seu filho prestar atenção a toda a lição, mais esse hábito se tornará enraizado. Uma vez que o hábito de prestar-atenção-a-toda-a-lição estiver estabelecido, você pode começar a ampliar seu comprimento. Mas, comece com lições curtas.

É como treinar para correr uma maratona. Comece curto e desenvolva. Você deseja encerrar a lição antes de perder a atenção do seu filho. Se ele finalizar cada lição sonhando acordado, isso se tornará seu hábito. Quanto mais ele sonha acordado, mais isso irá se desenvolver. Mas, se você terminar a lição antes que os olhos dele divaguem, ele desenvolverá o hábito de prestar atenção a toda a lição.

Nas escolas de Charlotte, as aulas para os anos 1 a 3 (sete a nove anos) não tinham mais de 15 ou 20 minutos de duração e alguns assuntos não demoravam tanto. Nos anos 4 a 6 (dez a doze anos), ela ampliava o comprimento das lições para um máximo de 20 ou 30 minutos, e nos anos 7 a 9 (treze a quinze anos), ela aumentava o tempo máximo para 30 ou 45 minutos.

Lições curtas e interessantes constroem o hábito da atenção.

 

2. Qualidade em vez de Quantidade

Muitos do método de Charlotte é projetado para cultivar bons hábitos, particularmente os hábitos de atenção e execução perfeita. Execução perfeita significa trabalhar em direção à perfeição, ou dar o seu melhor esforço.

O segundo princípio básico incentivará ambos os hábitos: enfatize a qualidade sobre a quantidade.

Por exemplo, ao invés de exigir que seu filho copie uma página inteira de caligrafia – e observar o quanto a criança fica mais e mais descuidada enquanto se move em direção ao fim da página -, requeira uma porção mais curta, mas deixe-o saber que apenas seu melhor trabalho será suficiente. Se escreve uma ou duas palavras (ou linhas, dependendo de seu nível) e dedica seu melhor esforço, ele terá sido bem sucedido. Se, no entanto, fizer um trabalho descuidado, ele será obrigado a refazê-lo até que fique correto.

Mais uma vez você está tentando instilar um hábito pela repetição. Quanto mais vezes a criança se concentra em fazer o seu melhor, mais isso se tornará um hábito. Mas, quanto mais vezes você permitir que ela seja desleixada, mais aquela ação se tornará enraizada. Enfatize sempre a qualidade em vez da quantidade.

 

3. Uma Disposição Variada de Assuntos

Outro princípio básico que irá encorajar a atenção total e o melhor esforço é a sequência da disposição dos temas trabalhados ao longo do dia, com vistas ao uso de diferentes partes do cérebro e do corpo. Você deve evitar esgotar uma parte do cérebro da criança.

Por exemplo, se você chegar ao sofá com uma pilha de livros a serem lidos para que seu filho narre, na medida em que a pilha diminui, você vai perceber que ficará cada vez mais difícil que ele preste total atenção e narre bem. Por quê? Você está abusando da parte de leitura e narração do cérebro.

Em vez disso, tente variar a ordem dos assuntos. Você pode ler e narrar um livro; em seguida, mudar para uma parte diferente do cérebro e fazer alguns exercícios de matemática; depois, usar algumas habilidades motoras finas e fazer um pouco de trabalho de cópia; em seguida, fazer um estudo de imagem; então cantar; por fim, voltar e narrar outro livro. Percebe como funciona? Use diferentes partes do cérebro e do corpo enquanto dispõe as atividades do dia e você vai tornar mais fácil para o seu filho prestar atenção total.

 

Lições curtas, qualidade em vez de quantidade, e variação na disposição dos assuntos. Quer você esteja apenas fazendo a transição para a incorporação de algumas partes do método de Charlotte Mason em sua educação domiciliar ou já seja um velho seguidor de Charlotte, estes três princípios básicos são fundamentais. Mantenha estes três princípios firmemente estabelecidos e seus dias serão muito mais tranquilos.

 

Reproduzido e traduzido com autorização de Simple Charlotte Mason

Traduzido por Arielle Pedrosa