cm 1

 

Parece haver um equívoco bastante comum entre homeschoolers, especialmente entre os novatos no Método Charlotte Mason. Vamos deixar devidamente registrado: a abordagem de Charlotte Mason não se trata apenas de livros vivos.

Há muito mais para Charlotte Mason do que ler e narrar! Os alunos de Charlotte escreviam, cantavam, memorizavam, recitavam, desenhavam, trabalhavam com materiais manipuláveis, caminhavam, pintavam e se exercitavam.

Então, aqui está outra dica para um ano estável e tranquilo: enquanto você organiza a ordem dos assuntos que você pretende abordar no dia, tente ordená-los prezando uma certa variedade. Tente usar diferentes partes do cérebro e do corpo. Em outras palavras, não se sente no sofá por horas, lendo e narrando livros. Você vai acabar levando à exaustão a parte de leitura e narração do cérebro do seu filho. Quanto mais tempo você continuar usando essa parte do cérebro, mais dificuldades seu filho sentirá para prestar atenção total e aprender bem.

Uma variedade de assuntos durante a semana contribui para uma educação rica. Uma variedade de formas durante o dia contribui para o hábito da atenção total.

Ora, muitas vezes ouço comentários como este: “Isso faz todo o sentido, mas como você faz isso? Como você sabe quais assuntos usam quais partes do cérebro e do corpo?” Então, vamos tentar quebrar essa ideia em pedaços menores e torná-la mais simples de implementar.

 

Dica # 3: Organize os Assuntos Para Cada Dia

 

Pegue uma folha de papel e risque algumas linhas, ou abra uma planilha em seu computador. Pronto?

No lado esquerdo da sua folha, liste os assuntos para o dia, um abaixo do outro. Até aqui tudo bem.

Agora, faça três colunas paralelas à categoria “assuntos”. Não entre em pânico, isso vai ser fácil.

Primeiro, pense sobre o tipo de material com o qual o aluno estará trabalhando para cada assunto. Muito provavelmente será com palavras, números, imagens, objetos, música ou sons. Por exemplo, se ele está lendo e narrando, ele está trabalhando com palavras. Anote na primeira coluna, ao lado de cada assunto, qual tipo de material é o foco.

Em seguida, imagine seu aluno operando cada assunto. Qual é a sua posição física? Ele está se movendo? Ele pode sentar-se, andar ao ar livre, trabalhar com materiais manipuláveis, fazer trabalho manual. Você captou a ideia. Anote o movimento físico usado para cada assunto naquela segunda coluna. (Percebe? Não é tão difícil!)

Por último, pense nos métodos que seu aluno usará para cada assunto. Ele pode estar escrevendo, ouvindo, falando, lendo, narrando, desenhando, olhando, memorizando, recitando, descrevendo, cantando. Esta descrição não precisa ser perfeita; apenas tente pensar nas habilidades que ele estará usando.

Aqui está um exemplo dos possíveis assuntos diários, com os materiais, movimentos e métodos para cada assunto.

 

Assuntos Materiais Movimentos Métodos
História Palavras Sentar Escutando

Narrando

Matemática Números

Objetos

Sentar

Manipulando

Escutando

Falando

Estudo de Imagens Imagens Sentar Olhando

Descrevendo

Trabalho de Cópia Palavras Sentar

Trabalho Manual

Escrevendo
Memorização da Bíblia Palavras Sentar Memorizando

Recitando

Estudo de Hinos Paravas

Música

Sentar Cantando
Literatura Palavras Sentar Escutando
Língua Estrangeira Palavras

Sons

Pantomima Escutando, Falando

Memorizando, Recitando

Estudo da Natureza Objetos Andar ao Ar Livre Olhando

Desenhando

 

Agora, tudo o que você precisa fazer é olhar para esta lista, com suas três colunas. Seu objetivo é não ter nenhuma linha idêntica consecutiva. Você deseja que pelo menos uma palavra seja alterada conforme você se move de uma linha para outra; duas mudanças são ainda melhores.

Por exemplo, Memorização das Escrituras, Estudo de Hinos e Literatura, todos possuem sentar como Movimento. E todos utilizam palavras como Materiais. Esses agrupamentos de palavras idênticas devem atrair sua atenção. Mas, você notará que Estudo de Hinos adiciona outro componente a Materiais, música, e os três assuntos usam Métodos diferentes. Então, você pode relaxar, porque faz alteração em pelo menos uma coluna enquanto olha ao longo da sequência dessas três matérias.

Se você vir perceber que duas linhas são idênticas em todas as três colunas, pegue um dos assuntos e coloque em um horário diferente, em que ele não seja abordado com outro do mesmo tipo.

Ai está! Espero que esta pequena técnica possa te ajuda a pensar na sequência de seus dias. Lembre-se: uma grande variedade de assuntos semanais, organizados diariamente com variedade, irão contribuir muito para um ano estável e tranquilo!

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa