O Método de Charlotte Mason Resumido (Parte III) – Lições Curtas, etc.

tempo livre

Tendo dedicado a maior parte deste artigo aos livros, e a como obter o máximo deles por meio da narração, quero salientar que, ainda que este método enfatize a leitura, não se trata de um método exclusivamente baseado em literatura. Quando se tornou popular, eu temia que essa abordagem estivesse em risco de ser mal interpretada e erroneamente categorizada como mais um método baseado em literatura. Mas, o método de Charlotte Mason é muito mais do que isso. Existem vários aspectos, como demonstrado pelo fato de que Charlotte escreveu um conjunto de livros de seis volumes intitulado “A Série Educação no Lar Original” e editou uma publicação periódica chamada “A Revisão dos Pais” que foi de grande ajuda para os professores e pais que usam o método em sua educação domiciliar. Ela utilizou e endossou muitas técnicas e desenvolveu uma filosofia tão vasta que o conteúdo absoluto deste trabalho exigiu seis livros para ser registrado.

Juntamente com uma leitura de alta qualidade, os alunos mantêm um Livro dos Séculos. Trata-se basicamente de uma pasta de três anéis preenchida com papéis em quantidade suficiente para permitir um século por página. A ideia veio das escolas CM há mais de cem anos, e é muito útil para ajudar as crianças a registrarem, de forma tangível, notas e esboços de tudo o que aprendem durante o estudo da história.

Seguindo o mesmo raciocínio, as crianças mantêm um Diário da Natureza. Isso implica simplesmente o uso de um livro de desenho comum em que as crianças esboçam o que observaram na natureza e não o que estudaram em um livro. Elas podem incluir notas sobre o que experimentaram diretamente na natureza e nomes em Latim para os espécimes que encontraram, caso desejem. É importante notar que manter o diário é voluntário e nunca uma tarefa imposta à criança. Igualmente importante é o fato de que Charlotte Mason insistia muito para que as crianças estivessem fora diariamente, e isto torna a observação da natureza algo inevitável. Mesmo sem esforço deliberado, as crianças aprenderão sobre o mundo natural se tiverem tempo suficiente para experimentá-lo em primeira mão.

Ainda, outro elemento singular deste método é o uso de lições curtas concentradas, fazendo bom uso do poder do hábito inerente aos seres humanos. Isso, por sua vez, leva ao valoroso objetivo da auto-educação. Além disso, sua utilização redunda na capacidade de cobrir todas as disciplinas escolares e algumas das outras habilidades vitais, tais como a pontualidade, usando o nosso tempo de forma efetiva e até mesmo nos dá a possibilidade de recarregar a bateria e desacelerar o suficiente para descansar.

As lições curtas trazem duas vantagens. Primeiro, as crianças aprendem a se concentrar por episódios curtos durante a manhã, o que ajuda muito a sua capacidade de reter o que têm estudado. Em segundo lugar, elas têm muito mais tempo livre para desfrutar sua infância e perseguir seus interesses pessoais. Elas são encorajadas a aprender a se entreter com coisas construtivas, como trabalho em cerâmica, madeira ou pintura. Há tempo reservado todos os dias para este tipo de prazer, juntamente com o tempo para perseguir seus próprios interesses, e todos sabemos que quando alguém está interessado em algo, aquele é o momento em que estará realmente mais apto a aprender.

Grande parte do raciocínio por trás do conceito de lições curtas foi devido à observação de Charlotte Mason de que a infância é breve. Ela amava crianças, e queria que elas gostassem desse tempo especial de suas vidas, não deixando que passasse por elas como um borrão apressado.

Reproduzido e traduzido com a permissão de Catherine Levison

Traduzido por Arielle Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s