Música no café da manhã

Normalmente, ao final de cada refeição, lemos a Palavra de Deus e cantamos um Salmo. Pela manhã, costumamos cantar os Salmos do Saltério Genebrino (em inglês).

Hoje, colocamos o Salmo na tela, com a notação musical. Então, uma das crianças perguntou: “Papai, como o senhor sabe quais as notas que devemos cantar?” Depois de algumas perguntas minhas para esclarecer exatamente o que ela estava perguntando, descobri que ela queria aprender sobre a armadura de clave. Após a oração final, fomos todos para o piano e mostrei às crianças como funciona a armadura de clave, que determina se devemos tocar a nota normal, sustenida ou bemol.

Depois de explicar um pouco sobre as armaduras de clave, falei um pouco sobre as melodias genebrinas que foram compostas com os modos gregos. As crianças acharam interessante o fato de vários compositores modernos usarem os modos medievais nas suas composições. Por exemplo, “Are you going to Scarborough Fair” por Simon & Garfunkel.

Não tenho um conhecimento profundo dos modos, apesar de saber tocar todas as melodias genebrinas de uma forma modal. Então, rapidamente se esgotou o meu conhecimento diante das perguntas das crianças. “Tá bom, papai, vou pesquisar mais sobre os modos gregos então”, disse minha filha mais velha, bem interessada.

Isto é o homeschooling, a educação em casa, a educação em família. Esta pequena aula de musica, da história da música, da teoria da música, e da salmodia não foi planejada. Simplesmente fez parte do nosso estilo de vida: sempre curiosos, sempre querendo aprender, sempre se deleitando em todos os detalhes ricos nesta criação gloriosa que Deus fez. E sempre aproveitando de um aspecto importantíssimo, isto é, quando a criança está na melhor situação para aprender: o momento da curiosidade e da pergunta.

Difícil seria fazer assim numa modalidade de educação baseado no sistema de Henry Ford.

Um comentário sobre “Música no café da manhã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s