Como a Ficção Ajuda no Crescimento das Crianças (Parte I)

Girl reading
Girl reading fairy story book

Minha filha mais nova tem viajado conosco para algumas convenções nos últimos meses. Em meio a diferentes locais e ambientes variados, ela se agarrou firmemente a uma constante: em cada viagem ela levou um livro clássico de literatura infantil.

Estes livros são velhos amigos dela: Uma Casa na Floresta; A Teia de Charlotte; Winnie Puff; O Jovem Fazendeiro; Beleza Negra; Os Pinguins do Sr. Popper. Eles lhe deram muita alegria e muita coisa em que pensar e para crescer ao longo dos anos. Eles são companheiros dignos para a jornada.

Então, fico sempre um tanto triste quando um pai levanta uma objeção à literatura de ficção. E faço o meu melhor para explicar o quanto as crianças podem crescer ao ouvir e ler contos de fadas, literatura infantil clássica, mitos, fantasia e Shakespeare.

Normalmente, as objeções assumem a forma de três principais preocupações. Olharemos para cada uma dessas preocupações e revelaremos como uma boa literatura pode realmente ser muito benéfica.

 

Preocupação # 1: Literatura ficcional não tem valor, uma vez que não é verdadeira. Devemos dar aos nossos filhos apenas o que é verdadeiro.

 

Há fatos verdadeiros, mas também há verdades sobre a vida. A boa literatura ensina o último; transmite verdades atemporais sobre a vida – às vezes, verdades difíceis – envolvidas em uma apresentação não ameaçadora.

A ficção ajuda as crianças a aprender a lidar emocionalmente com coisas difíceis e desagradáveis. Ela suaviza o golpe, uma vez que as coisas difíceis acontecem com outra pessoa, mas, então, a história lhes dá um esquema para esses sentimentos que eles podem encontrar novamente mais tarde na vida real. Porque o livro envolve suas emoções, lhes dá a chance de praticar, por assim dizer.

Praticar por meio da ficção é algo que as crianças fazem naturalmente. Você vê isso o tempo todo em suas brincadeiras. Eles simulam, enquanto brincam, para tentar descobrir certos aspectos da vida, aprender um pouco mais sobre as coisas em um ambiente seguro. Uma boa literatura pode fazer o mesmo.

 

Leia a PARTE II aqui.

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Um comentário sobre “Como a Ficção Ajuda no Crescimento das Crianças (Parte I)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s