Como a Ficção Ajuda no Crescimento das Crianças (Parte II)

ficção2

Leia a PARTE I aqui.

Preocupação # 2: Algumas literaturas de ficção têm conteúdo impróprio.

 

O conteúdo é sempre importante. Mas, parte dessa preocupação depende do que se entende por impróprio. Uma mãe, por exemplo, nos pediu livros que não possuíssem qualquer maldade, ódio ou guerra. Ela não queria nenhuma dessas palavras no texto e nenhuma dessas ideias no enredo.

Esses temas não são impróprios. As formas como eles são tratados pode ser, talvez, inadequada, mas os temas em si são úteis – necessários, inclusive.

Uma bom enredo geralmente contém alguns aspectos de conflito ou mal e, talvez, mais importante, retrate as consequências dessas escolhas. Nossos filhos precisam aprender a reconhecer o que vem do mal ou da crueldade ou da raiva, nas histórias e na vida. Uma boa literatura ilustrará como as escolhas levam a vários tipos de consequências para a própria pessoa que toma a decisão, e para aqueles que a rodeiam. O livro irá demonstrar essas verdades em forma de história.

Claro, não queremos imergir nossas mentes, nem as mentes dos nossos filhos, no mal. E se, por inapropriado, queremos dizer temas que não são adequados para aquele estágio da vida da criança, então, sim, eu concordo, certas leituras contêm conteúdo questionável. Portanto, devemos ter cuidado ao selecionar quais livros fornecer a cada criança ao longo dos anos. À medida que crescem e amadurecem, poderão lidar com tópicos mais difíceis ou mais delicados. Mas, tenha cuidado para não jogar o bebê fora com a água do banho. Há uma boa quantidade de literatura de ficção disponível perfeitamente adequada para crianças pequenas. É aí que a leitura prévia prova o seu valor.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Um comentário sobre “Como a Ficção Ajuda no Crescimento das Crianças (Parte II)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s