COMO A FICÇÃO AJUDA NO CRESCIMENTO DAS CRIANÇAS (PARTE III)

ficção1

Leia a PARTE I aqui.

Leia a PARTE II aqui.

 

Preocupações # 3: Algumas dessas literaturas de ficção podem exigir muito esforço para serem entendidas.

 

Isso é verdade. Alguns bons livros estão escritos em linguagem arcaica, usando frases estruturadas de forma diferente daquilo que estamos habituados e palavras que jamais ouvimos. Mas, ao invés de ser um obstáculo, esse desafio deve ser visto como outro benefício. Uma boa literatura deve nos encorajar a pensar. O esforço e a disciplina podem operar um grande crescimento.

Charlotte Mason dizia que esse tipo de livro é valioso:

“As aulas que ouvimos, os livros que lemos, não servem de nada para nós, exceto quando nos fazem pensar” (Ourselves, página 182).

E não é apenas o tipo de pensamento relacionado ao esforço de compreensão que faz o leitor crescer. Existe outro tipo de pensamento que fará grandes contribuições para a vida.

Jesus proferia parábolas que eram fáceis de compreender, mas exigiam que o ouvinte pensasse, ponderasse, para que pudesse entender completamente. Charlotte explica:

“Ele contava às pessoas histórias que elas poderiam permitir passar facilmente por suas mentes, como um interesse momentâneo, ou sobre as quais elas poderiam pensar, formar opiniões e encontrar ali um guia para o significado de suas vidas” (Ourselves, p. 184).

E é isso que a boa literatura pode fazer por nossos filhos. As escolhas e as consequências retratadas em histórias fictícias – verdades atemporais ilustradas sobre tópicos apropriados para o nível da criança –, os exemplos dos personagens, ajudam os nossos alunos a gradualmente formar seus próprios princípios para a vida.

Nós não queremos que as crianças vivam em um mundo de fantasia fictício, mas frequentes viagens para este mundo podem contribuir de forma poderosa com a instrução de suas consciências e a educação de seus corações – com o crescimento delas.

 

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s